
CONHECENDO O PROGRAMA DE GERENCIAMENTO EM SAÚDE
O PGS – Programa de Gerenciamento em Saúde – assegura e amplia a participação de todos nos diversos Programas e Projetos da CAFAZ. Tem como objetivos:
- Promover saúde e prevenir doenças, com a identificação dos indivíduos de risco ou doentes, monitorando-os;
- Proporcionar ações coletivas de melhoria da qualidade de vida, com adoção de hábitos saudáveis;
- Executar o gerenciamento de doenças (monitorização, educação e prevenção);
- Propiciar o gerenciamento de crônicos com sequelas na fase ativa da doença;
- Acompanhar pacientes hospitalizados;
- Realizar as ações em saúde solicitadas pelas Entidades Fazendárias (AAFEC, SINTAF, SEFAZ etc.).
O Programa de Gerenciamento em Saúde tem como premissa ações focadas na Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, assim como o acompanhamento de pacientes com necessidades específicas. Cada Programa assiste seus pacientes de acordo com o perfil de saúde.
SUBPROGRAMAS E PROJETOS:

- PAD
Saiba mais...
- Projeto Primeiros Passos
Saiba mais...
- Programa de Monitoramento
Acompanha o passo a passo do beneficiário assistido, que vai da realização de exames à constatação de seu pleno bem-estar.
O objetivo das Campanhas desenvolvidas pela CAFAZ é incentivar a prevenção de doenças e suas complicações. Pessoas que possuem histórico de doenças relacionadas ao perfil desenhado em cada Campanha recebem, primeiramente, o convite por telefone para participar. Após o aceite, respondem a um questionário, a fim de traçar seu perfil mais especificamente, e depois são submetidos a exames médicos. Com a análise dos médicos da CAFAZ, os participantes são classificados em “sem risco”, “baixo risco” ou “alto risco”. Cada classificação determina o próximo passo: alta, com orientação de cuidados com a saúde, ou realização de novos exames. Médicos, enfermeiros e assistente social acompanham todas as etapas do projeto.
Atualmente a CAFAZ atua na prevenção das doenças cardiovasculares, do câncer de mama, de próstata e colo retal.

Saúde do coração
Baseado na prevenção como principal solução dos males da saúde, o Amigo do Peito é uma resposta ativa aos índices alarmantes dos problemas que afetam homens e mulheres no Brasil.
Além das causas genéticas, o sedentarismo, dieta inadequada, tabagismo e o alcoolismo são os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde. O projeto Amigo do Peito busca, além do diagnóstico precoce, incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis pelos participantes.

-
Viver com saúde é tudo de bom!
A Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama da CAFAZ atende usuárias na faixa de 40 anos, com ou sem histórico de câncer de mama,que nunca realizaram mamografia ou não tenham realizado o exame a mais de 2 anos, a fim de evitar o aparecimento da doença ou de suas complicações. As pacientes assistidas passam por uma avalição e exames para a determinação de seus perfis com relação à doença.
Saiba mais...

-
Ser feliz é uma questão de atitude!
A Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata alerta ao público masculino a importância da realização do exame PSA(teste de antígeno prostático). A metodologia de avaliação dos participantes tem em seu perfil, homens acima de 40 anos ou mais, e que ainda não realizaram esse exame ou não tenham realizado o exame a mais de 2 anos.
Saiba mais...

-
A saúde é nosso bem maior.
A Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo Retal monitora o público de ambos os sexos, da faixa de 50 a 75 anos.
A metodologia de avaliação dos participantes se inicia com a realização de exames laboratoriais, o preenchimento de um questionário e, se necessário, a consulta médica.


- Acompanhamento e avalição geriátrica domiciliar.
Saiba mais...

-
Campanha de Vacinação
A cada ano, a CAFAZ, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, promove a imunização contra a influenza junto a seus beneficiários definidos no perfil da população recomendada pelo Ministério da Saúde.
A Campanha de Vacinação da CAFAZ, “Sua saúde, nosso cuidado” acontece praticamente no mesmo período daquelas promovidas pelo Ministério da Saúde.
Uma equipe de profissionais capacitados percorre as unidades da Sefaz de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior, além de entidades fazendárias para imunizar seus associados contra a Difteria/Tétano (Dupla Adulto), Hepatite B e Influenza A (H1N1 e H3N2). No caso da Dupla Adulta e Hepatite B, é realizada a aplicação do reforço.
A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra diferentes tipos de doenças. A imunização possibilita que o próprio organismo produza defesas contra as moléstias imunopreveníveis. A vacinação é um dos serviços essenciais da CAFAZ.