Assembleia Extraordinária 2021

Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Compartilhar
Share on linkedin
Compartilhar
Share on email
Email

Assembleia Extraordinária 2021

Assembleia da Cafaz aprova novo modelo de contribuição e unificação das tabelas

Reunidos por meio da plataforma zoom na manhã do dia (29/4), mais de 100 associados discutiram e deliberaram sobre o novo formato de rateio que será mensal, com um limite de variação de 0% ou 1% em relação ao valor da cota anterior, bem como a unificação dos Planos Cafaz Master Plus e Master Saúde que passam a ter uma tabela única. Novidades entrarão em vigor em breve!

Sob a coordenação do fazendário Carlos Eduardo dos Santos Marino, na condição de presidente da mesa, a Assembleia Geral Extraordinária aprovou por significativa maioria de votos as duas propostas apresentadas pela Diretoria e Conselhos. Com o mote “A saúde não tem preço, mas tem custo e esse custo é alto”, a presidente da Cafaz, Ivany Araujo, abriu sua fala expondo que o modelo de contribuição da Cafaz é de rateio dos custos, portanto o valor da contribuição está totalmente atrelado ao valor do custo efetivo. A Cafaz foi ratificada pela maioria como um plano solidário, inclusive na estrutura de preço. E o pensamento de que “somos uma família só” fez a diferença na compreensão do que foi exposto, para a consequente tomada de decisão pelos associados presentes.

O encontro teve continuidade com a exposição da atual situação econômico-financeira da entidade pela presidente Ivany Araújo. Em seguida, o consultor Hélio Mazza, da empresa Salutis, responsável pelo Estudo Atuarial da carteira da CAFAZ, fez a apresentação do novo modelo contributivo e da unificação das tabelas, com base em critérios técnicos, levando em consideração, sempre, a relação custo-benefício para a entidade, a sua longevidade – e excelência dos serviços prestados, com o menor impacto financeiro possível para os associados.

O incremento do Fundo de Reserva da Cafaz, hoje com 24 milhões de reais, é um dos desafios da gestão, com vistas ao melhor gerenciamento do plano. “Para se conseguir um objetivo de perpetuidade, a Cafaz deve considerar a necessidade de reservas atuarias com visão de longo prazo e bem maiores que nos valores atuais”, explicou Mazza.

Novo cálculo das mensalidades

Bom para a Cafaz e bom para o associado, o formato de contribuição mensal permite maior previsibilidade de receitas para a Cafaz e segurança e previsibilidade para o associado, trazendo mais elasticidade com vistas ao equilíbrio financeiro do plano. A ideia é garantir o rateio de despesas o mais próximo possível da realidade, evitando um rateio com defasagem e grandes variações positivas ou negativas como ocorre hoje com sistemática de rateio trimestral. Os reajustes terão variação de 0% ou 1%.

Unificação das tabelas

Atualmente, o plano Cafaz Master Plus de um modo geral é menos oneroso que o Master Saúde. O objetivo é corrigir distorções, tornando mais atrativo o ingresso de novos associados. Na ocasião os associados entenderam que a diferença de um e outro plano não está no valor monetário, mas no valor humano, solidário, coletivo do plano, realidade inconteste em 30 anos de serviços prestados à saúde dos fazendários e de seus familiares.

Tabela apresentada na explanação do atuário Hélio Mazza – Cota Média

Das pautas colocadas em votação, temos:

– Aprovação do modelo de contribuição mensal:
86 associados presentes disseram “Sim”, um “Não” e uma abstenção;

– Unificação das tabelas dos produtos Cafaz Master Plus e Cafaz Master Saúde:
55 disseram “Sim”, um “Não” e nenhuma abstenção.

Implementação

A CAFAZ divulgará amplamente, quando da implementação das alterações aprovadas em Assembleia!

Diretoria e Conselhos agradecem o apoio das Entidades Fazendárias e de todos os associados presentes.

Informações recentes

Entre em contato

Selecionando um das opções abaixo.

Chat do site

Clique no ícone do lado direito do site.

Escolha o plano

Plano Cafaz

Master Saúde

Plano Cafaz

Master Plus

Escolha a plataforma

Baixe no

Google Play

Baixe no

App Store